Mas como o Erasmus não se passa em Portugal, no dia 30 estava tudo pronto para partir outra vez. Mais uma escalazinha em Milão. Assim como quem não quer a coisa foram 6 ou 7 horas a secar. Mas como éramos 4 (o Viseu juntou-se à caravana) o tempo lá foi passando com bacoradas para a frente e para trás.
Chegámos a Cracóvia à noite. Estava um frio do caraças. Não vi a temperatura em lado nenhum mas o meu sensor natural na ponta do dedo mendinho indicava cerca de -5 ºC. Fomo-nos encontrar com o Cândido que entretanto tinha vindo de Praga. Instalámo-nos no sítio do costume e fomos dar a volta nocturna do costume.
No outro dia chegaram mais dois elementos da comitiva cracoviana: Frize e Boneca =) A viagem deles foi bastante penosa já que saíram do Porto ao mesmo tempo que nós mas só chegaram no dia seguinte... Mais de 24 horas de viagem! Quando a derradeira hora se começou a aproximar, as gentes começaram a aglomerar-se na praça central. Um mar de nativos espalhados por todo o lado aos pulos. Fomos primeiro fazer a nossa festa, momento em que foi fundada a Confraria dos Amigos de Cracóvia. Contam-se entre os membros fundadores, por ordem alfabética, Cândido Monteiro, Carlos Resende, Jorge Luís, Jorge Neiva, Nuno Soares, Pedro Saleiro e Zé João Pestana =)
Quando chegou a hora viemos juntar-nos à multidão e fazer a contagem decrescente em polaco... Pulos, saltos e abraços e pronto! Mais um ano que se passou... Assim de gás! Mas os festejos não acabaram por aqui já que à 01h00 voltámos a festejar a passagem de ano em Portugal! Já não me lembro quem foi mas na altura algum dos cromos deixou cair a garrafa de espumante vinda directamente de Portugal. E pronto! Assim se entrou em 2008!
Depois da folia mandámo-nos para a discoteca do costume... Aconteceu uma pequena grande sucedência ao nosso caro compinxa Frize: supostamente tinha perdido o BI, o multibanco e algum dinheiro. Ora, sem BI não podia sair do país. Ou melhor, teoricamente não podia mas como tanto a Polónia como a República Checa já tinham entrado para o espaço Schengen, na prática podia ter ido pelo menos para Praga sem se preocupar.
O primeiro dia do ano foi muito calminho... como do costume. Acordei relativamente cedo (já devia passar da uma da tarde... lol) enquanto o resto da malta permanecia com os cornos na palha. Fui dar uma volta pela cidade, visitei algumas igrejas que nunca tinha reparado que existiam (desconfio que em Cracócia haja mais igrejas que pessoas...) e almocei qualquer coisa. Tudo isto enquanto caía uma neve jeitosita. Entretanto quando regressei já o Frize tinha tratado das burocracias com a embaixada em Varsóvia e tinha pedido um documento que substituísse o BI. O problema era que precisava de ir lá buscá-lo a Varsóvia e assinar uns papeis. Que grande bronca...
Quando viemos embora para Praga, o Frize ainda lá ficou porque tinha comboio para Varsóvia dentro de algumas horas. Chegámos a Praga seriam umas 7h da manhã. Ele só chegou ao fim do dia.
Foi uma passagem de ano para recordar! Uma das melhores, ou talvez a melhor, dos últimos 21 anos =)
IMAGENS - de cima para baixo:
- reunião da confraria
- o Viseu a catar piolhos
- pouco antes da meia-noite
- primeiro jantar do ano
- carta de despedida :)
3 comentários:
desde kdo é k zé é nome?essa ordem alfabetica..ah!foi o viseu k deixou cair a garrafa!!n fui eu..de resto subescrevo as palavras do meu caro confrade..best new year's eve from all time!!
O Jorge Luís é o meu ídolo! Estou a ver que valeu a pena, por várias razões ('crises de identidade' e afins...lol), penso que nenhum de vocês se vai esquecer disso! Um bom ano de 2008 prós Amigos de Cracóvia, e Fiquem Bem!
Passado algum tempo venho repor a verdade..
Quem partiu a garrafa lusa foi o confrade Saleiro que à 1h00 da manhã daquele célebre dia tinha, vá digamos, uma dificuldade mais notória de segurar qualquer objecto (ou até a si próprio)...
Que grande passagem de ano!!..falta referir que o Frize no momento em que perdeu o Bi, pregou que tinha perdido a carteira com dinheiro, cartões e BI. E foi à procura de uma carteira que toda a gente andou a questionar o pessoal da disco, a procurar no chão ou até, como se passou comigo que vim fora da disco procurar nos caixotes do lixo mais próximos.(uma procura ao de leve, de referir...)
No dia seguinte, já com todas as contas canceladas, o sr frize tinha cartões, carteira apenas só lhe faltava o BI.
Quando questionado, responde:
- "pah eu tava bêbado!"...
2009 vai ter de puxar muito de barbeiro para conseguir xegar aos calcanhares da passagem de 2008!;)
Enviar um comentário