08 outubro 2007

Meio rural

As aulas começaram a semana passada! Apesar disso só esta semana é que a coisa se inicia verdadeiramente! Vou ter metade das cadeiras em inglês e outra metade em checo. Vai ser engraçado já que não preciso de ir às aulas em checo (não adiantava nada). Basta ir falar com os professores uma vez por semana e eles dão-me algum trabalho para fazer... No resto das aulas é só espanhois e russos. São uma verdadeira praga! E o pior é que metade deles quase não fala inglês.

No fim-de-semana passado fomos para fora da cidade, mais precisamente para uma vila no norte do país chamada Krupka. Já deu para ter uma ideia do que é o meio rural. Terras pequenas com casas pitorescas... Muito espaço para passear ao ar livre. Grandes caminhadas e passeio no maior teleférico da Europa central (vá-se lá saber o que é que eles entendem por Europa central...) com quase 2,5 km de cabo! A vila fica muito perto da fronteira alemã. Aliás, ao longe consegue-se ver território alemão.
Ah, outra curiosidade acerca dessa zona é a existência de uma estrada, a chamada E55, que faz lembrar as ruas de Amesterdão. É uma autêntica rua de Amesterdão só que em vez de ser no meio de uma cidade, é numa estrada tipo estrada nacional. Pelo que me disseram o negócio prospera graças aos clientes alemães que aqui vêm gozar da companhia checa e gastar uns euros valentes!

Outro acontecimento que merece relevo foi o facto de, no sábado, termos comido peixe pela primeira vez desde que aqui estamos. É claro que era peixe congelado mas até nem soube muito mal...
A cozinha daqui é muito diferente da nossa. É mais picante, com muitos molhos e existem vários pratos em que o acompanhamente, em vez de ser arroz ou batatas, são fatias de pão... Que saudades de uma bela posta de vaca ou um leitãozinho. Uma carne de porco à alentejana ou uma feijoadazita. Uma francesinha ou um peixinho fresco acabado de grelhar com batatas cozidas e molho de manteiga...

A residência encheu de repente graças aos checos que vêm de fora de Praga para estudar cá! As casas de banho começam a ficar lotadas, a cantina já tem horas de ponta e já nem se arranja espaço para lavar e secar a roupa. Mas mesmo assim, acho que não mudava agora para um apartamento. Já me habituei e para além disso o preço fala muito alto!

No próximo fim-de-semana devemos ir a Brno, a segunda cidade da Rep. Checa. Vamos ver se é tão boa como a segunda cidade de Portugal. =)

IMAGENS - de cima para baixo:

  • teleférico
  • vista geral de Krupka
  • bad boys
  • o bom, o mau e o vilão (da esq. para a dir.)
  • emplastro já em Praga
  • dancing building com um murcão à frente









Sem comentários: