Depois de frustrada a tentativa de ir a Budapeste, já que os autocarros estavam todos cheios e o comboio é consideravelmente caro, equacionaram-se outros sítios para visitar! Nada melhor que pegar num mapa, ir à internet e percorrer as companhias de low-cost até encontrar alguma coisa à altura! O problema é que o facto de estarmos em cima da hora não ajudou. Por isso pegámos no mapa da República Checa e decidimos ficar por cá (afinal estou neste país e pouco conheço a não ser Praga). Duas cidades que ficassem na mesma zona seria uma boa opção, por isso o destino escolhido foi a Bohemia ocidental de modo a cobrir Plzen e Karlovy Vary.
Seria suposto sair na 6ª-feira de manhã com o Luis e o Cândido mas acabámos por ir todos à tarde com a Bárbara, o Tiago e o Pedro! O sono não perdoa... Chegámos a Plzen já era noite e como não havia marcação de nenhum sítio para pernoitar, a prioridade foi arranjar alguém que nos desse guarida! Andámos de porta em porta a ver se havia camas para cinco gandulos e uma gandula. Corremos os subúrbios da cidade durante mais de duas horas, para trás e para a frente até que decidimos mandarmo-nos pá praça, que é como quem diz, ir para o centro e procurar lá alguma coisa mais cara. Conseguimos um quarto com seis camas que ficou a 14€ por bico. Dadas as condições, até não foi mau!
Depois de encher o bandulho há que encontrar algum sítio minimamente decente para beber umas cervejinhas e interagir com a comunidade local! Tarefa que se revelou complicada já que após duas tentativas falhadas estávamos à beira de desistir. Foi aí que interceptámos um grupo de portuguesas que moram por lá. Já sabia de ante-mão que existiam muitos portugueses a estudar medicina por ali mas no meio de 150 mil pessoas (habitantes de Plzen) pode-se dizer que foi um achado. Ora, a partir daqui a coisa endireitou-se. Fomos com elas a um pub minimamente decente e a uma espécie de bar que não percebi muito bem se era mesmo uma discoteca. Mas mariquices à parte, foi bonito de se ver =).
No outro dia de manhã, outra vez neve! Infelizmente isto de nevar está a tornar-se completamente banal... antes neve que chuva mas assim deixa de ter tanta piada! E como o hostel não tinha pequeno almoço e tínhamos sido convidados para ir tomar o pequeno almoço a casa de duas das nossas novas amigas, foi só arranjar a trouxa e fazermo-nos ao caminho! Belo pequeno almoço... Sem dúvida o melhor que já tomei desde que por aqui estou. O resto do dia foi passado a passear com uma visita à fábrica de cerveja mais famosa da República Checa: Pilsner Urquell.
O planeado seria partir para Karlovy Vary e dormir lá, mas após um convite para um jantar bem regado com direito a dois pratos e várias sobremesas, foi decidido por unanimidade adiar a viagem. Mais uma vez fomos sondar a noite de Plzen, noite que parece não ter acabado muito bem! Digamos que os checos, para além de cheirarem mal, são bastante selvagens no que toca a porrada com copos a mais... Mas nada connosco por isso, siga! É atar e por ao fumeiro. Ora, o comboio saiu às 8h e chegámos a Karlovy Vary com duas horas de sono deixadas na viagem...
Quilómetros para a frente e para trás, subir, descer, comer pelo caminho, centenas de fotografias, peidos e piadas que só fazem sentido depois de uma noite na discoteca sem dormir... Penso ser esta a melhor maneira de resumir o dia. Chegámos a Praga seriam umas 8h da noite e puxa barbeiro para a caminha. Que maravilha...
No outro dia soube que tinha dois relatórios para entregar e que só tinha três dias para os fazer. Dois já passaram e a coisa ainda só vai a meio... Podia ser pior! Outro fenómeno que se tem vindo a desenrolar é a requisição desmedida dos meus serviços como barbeiro! Já vão três na minha conta e a coisa tende a alastrar-se... Talvez abra por aqui um negócio tipo: "Cabeleireiro mas só com máquina". Porreiro!
E por agora é tudo já que amanhã de madrugada há que acordar cedo para apanhar o voo para a Suécia. Eu e o Saleiro vamos a Gotemburgo visitar os caros amigos Viseu e Damião aos quais se juntarão o Frize, o Ni e o Salgueiro. Tanto bacalhau junto... vamos lá ver no que isto vai dar.
IMAGENS - de cima para baixo:
- entrada da fábrica de cervejas
- prova final
- sinagoga de Plzen, a 3ª maior do mundo
- a malta toda com as nossas guias impecáveis =) (menos o Pedro que tirou a foto)
- catedral de Plzen
- já em Karlovy Vary no cimo do monte
- uma das ruas principais
- igreja anglicana
- igreja ortodoxo (ficavam as duas coladas)
- foto estúpida mesmo à turista
2 comentários:
...que rica vidinha!
acho q vou voltar tudo atras e inscrever me na FEUP...pode ser q ainda passeie assim!....
..bem, tenho conhecido Gondalaes (Paredes)como a palminha da mao! já é bem bom!!
continuaçao!
João
Realmente , e apesar de tudo, nunca consegui fazer tão bem como tu...
Realmente tens aproveitado...espero que assim continues, mas tambem gostava, e isto para não te pedir nada,,,, que consigas arranjar por ai uma Checa, pois por cá tudo muito mal...
Grande beijo do Pai.
Enviar um comentário