13 novembro 2007

Duas de uma vez

Na passada semana não houve nada de especial. Ficámos por cá durante o fim-de-semana e como o primo do Saleiro veio cá, ele andou muito ocupado com o difícil trabalho de guia turístico.

Ouve jogo da liga dos campeões por isso fomos ao bar habitual ver os jogos. Aqui à beira de "casa" jogou o Slavia contra o Arsenal. Depois do 7-0 da jornada anterior, um empate a zero não foi nada mau... Mas regressando ao outro bar, apesar de custosa, a vitória não fugiu ao FCP. Quanto ao Benfica já não se pode dizer o mesmo. Estavam lá uns escoceses do Celtic que faziam um basqueiro bestial! Fartavam-se de mandar vir e no fim do jogo cumprimentaram os tristes dos benfiquistas que por lá andavam. Aqui deixo um brinde aos escoceses!

No fim-de-semana fomos passear... Aproveitámos a proximidade e fizemos duas de uma vez: primeiro Bratislava e depois Viena.
Apanhámos um voo para Bratislava que ficou bestialmente barato (12€) na 6ª-feira de manhã. Chegámos lá por volta das 10h e ainda andámos às voltas à procura do hostel. Quando o encontrámos, subimos e eu entreguei o voucher da reserva. A rapariga da recepção disse-me que a minha reserva era de outro hostel! Fiquei um bocado mal mas nada que não se resolvesse. Era só atravessar a rua e já lá estávamos. Não era mau mas também não era barato e não tinha pequeno-almoço.
Fomos dar uns passeios valentes pela cidade e numa tarde vimos o centro histórico todo. O centro da cidade é muito pequeno. Nem diria que é uma capital. Têm uma catedral um bocado manhosa e um castelo que não deve ter muito mais que 100 anos! Pelo que li parece que era em Bratislava que eram coroados os reis do Império Austro-Húngaro. Deve ser verdade já que se via muitas vezes escrito: "Bratislava: the coronation city".
Voltámos para o hostel para dormir uma sonecazita. Já dormíamos cerca de uma hora e entraram no quarto uns trengos duns castelhanos que não se calavam! Aquilo era tudo deles. Put* que os p*riu... Ainda por cima no dia seguinte roubaram o cachecol e o gorro do Saleiro.
À noite fomos jantar a um pub típico muito porreiro. Com comida típica e decoração manhosa... Conhecemos uns eslovacos já um bocado tocados que nos pagaram uma bebida tipicamente eslovaca. É uma espécie de aguardente mas de pêra. Até arranhou... Fomos com eles para uma discoteca que outrora tinha sido usada como abrigo anti-nuclear na altura da guerra fria. Ainda hoje parte do abrigo é usado pelo exército eslovaco. Tinha uma porta com meio metro de espessura e uns corredores manhosos muito baixos. Mas era muito porreira. E tinha uma frequência muito boa... Segue-se para a crónica dos dias seguintes já que o resto foi censurado.
No dia seguinte tiveram que nos expulsar da pousada já que saímos quase duas horas depois da hora de check-out!
Apanhámos o comboio para Viena que demorou uma horita. Fomos para o hostel e seguimos para o centro da cidade. Estava um frio do carai... Fomos jantar com mais três portugueses que também tinham ido para lá no fim-de-semana: a Clara, a Joana e o João.
Demos mais umas voltinhas e fomos dormir que Viena não é Bratislava ou Praga onde ainda se pode sair à noite!
No outro dia estava a nevar a potes! Mais uns passeios valentes. Visitámos o Schloss Schönbrunne e demos muitas voltas pelo caminho. Continuámos para o Ring que é uma espécia de circunvalação e dá a volta ao centro da cidade e vimos muita monumentada... O João, a Joana e a Clara regressaram para Praga ao fim da tarde. Por essa hora já não havia quase neve nenhuma. À noite fomos ver um concerto de música clássica. Era uma espécie de rapsódia que misturava os andamentos mais famosos da música clássica com alguns excertos de ópera e ballet clássico.
No dia seguinte também não nevou e por isso pudemos ter uma ideia diferente da cidade. Para visitar é muito melhor com bom tempo!
Mais umas voltas pela cidade e à tarde tínhamos avião para Praga. Chegámos aqui e ainda estava mais frio! A aterragem não foi bem fácil. Havia muito vento e o avião tremia por todos os lados. "Trava c*r*lho, trava c*r*lho!" - dizia o Saleiro.

No dia seguinte, ou seja, hoje, tive um teste. Devia ter sido feito ontem mas disse ao professor que não ia estar cá na 2ª-feira e ele disse que não havia problema e que viesse na 3ª! Porreiro! Até nem correu mal...



IMAGENS - de cima para baixo:
  • rua em Bratislava
  • praça no centro
  • a famosa ponte
  • túnel na discoteca anti-nuclear
  • já em Viena: verdadeiro jantar tuga; só foi pena ser num restaurante italiano...
  • neve a potes
  • jardins do Schönbrunn
  • ainda nos jardins com o zoo atrás
  • Karlskirche ou Igreja de S. Carlos
  • palácio Belvedere
  • mais do mesmo
  • estátua do Mozart
  • Reichsratsgebäude ou simplesmente parlamento
  • Rathaus ou câmara municipal
















Sem comentários: