27 novembro 2007

Compinxas do Norte

Parecendo que não, um aluno de Erasmus também tem que estudar e trabalhar... de vez em quando. Foi um bocado isso que se passou a semana passada e ontem já que supostamente hoje teria um teste. Teste esse que acabou por ser adiado para a próxima semana devido a problemas técnicos...

Ora bem, tal estudo deveu-se ao facto da forçada ausência durante o fim-de-semana. Digamos que me vi obrigado a visitar os meus caros compinxas do Norte! E comigo uma aquisição de última hora que se juntou à caravana.
A viagem para lá foi cansativa já que saímos de casa muito cedo e chegámos a Gotemburgo muito tarde. O grande problema foram as 7 horas de espera em Bratislava. É claro que num aeroporto com meia dúzia de balcões de check-in e três ou quatro lojas seria impossível aguentar muito tempo sem dar em maluco. Houve, por tanto, tempo mais que suficiente para dar um salto à cidade e matar saudades.
Ao chegar ao aeroporto de Estocolmo (que é o mesmo que dizer que o aeroporto do Porto é de Coimbra) encontrámo-nos com o Frize e rumámos a Gotemburgo num carro alugado. E eu que me esqueci da carta de condução e o aluguer foi feito em meu nome. O senhor da Europcar foi porreiro e disse que não havia problema desde que houvesse condutores extra.
Fomos recebidos impecavelmente numa residência de luxo e à nossa espera estavam os anfitriões juntamente com o Salgueiro, o Ni e o irmão Nhecas! No dia seguinte passeámos valentemente... Estava um frio desgraçado que desconfio ser o responsável pelo estado debilitado em que me encontro neste preciso momento. Ao fim do dia descubri uma das melhores coisas que os suecos inventaram: chamam-no after work e tem lugar em vários pubs onde se paga uma entrada de 2€ e pode-se comer de tudo o que há as vezes que se quiser. Claro que as bebidas não são baratas (mas lá nada é barato). De qualquer forma fiquei muito bem impressionado. Foi encher o bandulho até não poder mais...
Ainda visitámos a universidade do Damião e do Viseu. Impecável! Não tem nada a ver com a nossa aqui de Praga em termos de tamanho (temos 22 000 alunos), mas é mais nova e mais agradável.
Também nos foi dada a oportunidade única de participar numa festa da residência deles. Um conceito de festa assim um bocado para o esquisito, mas com os preços praticados pelas discotecas há que improvisar... Aquilo começava na cozinha do último andar e ia percorrendo todas as cozinhas até ao primeiro andar. Não sei se fizeram alguma votação para eleger a melhor cozinha... =)
Domingo às 8h da manhã já estávamos a arrancar para o aeroporto. A viagem fez-se bem apesar de termos apanhado bastante neve pelo caminho.
O Ni, o Nhecas e o Salgueiro seguiram para Eindhoven e eu e o Saleiro regressámos para Bratislava e depois Praga.
Ficou a faltar Estocolmo mas há-de haver mais oportunidades...





IMAGENS - de cima para baixo:
  • a tripulação excepto eu que tirei a foto =)
  • Götaplatsen
  • Pinto da Costa em cima da águia do Benfica
  • mistura entre matrecos e suboteo mas de hóquei no gelo
  • o ambiente num pub no referido after work
  • a chamada festa da cozinha com o Damião ali estampado








3 comentários:

adamiaonr disse...

Boas!

Residencia de luxo? Tambem nao sao precisos exageros... Ainda bem que gostaram de aqui estar porque tambem gostei da vossa companhia!

P.S. I: Quem vem a Suecia fica constipado, e certinho!

P.S. II: Estou a trablhar na tal ida a Praga no final desta minha estadia em Gotemburgo. Mais desenvolvimentos para breve...

Anónimo disse...

Oi Fanecas!
Sou eu :)
Reparo num olhar de alivio e ao mesmo tempo de satisfação plena junto daqueles que sabem ser teus amigos.
Procurar a independencia e responsabilidades, longe de terras Lusitanas, cumpre-se agora em 2008 Não direi sorte, mas sim o resultado do teu bom empenho de anos passados. Por isso aproveita.
Nao te esqueças de mim :)
Bjs Catarina

P.S.As fotos estão giras e a barba fica t bem!!!!!

Anónimo disse...

Ambas têm razão, Catarina e tua mãe. Mas ewalmente a bandeira..... não é das mais apropriadas, embora num Pais destes tudo é possivel e permitido...
Boné tipico das terras altas do Douro, logo não de Lamego..ahahahaha.
Espero que o tempo por aí esteja muito mais quente que por aqui, o que duvido,mas é sempre uma esperança.Vou continuar a falarà Catarina nas celebérimas Francesinhas. A ver vamos a desculpa.
Xau.
Pai