11 abril 2008

Mais visitas

Mais visitas! Na semana anterior à Páscoa o nosso humilde apartamento transformou-se num verdadeiro hostel. Da minha parte tínhamos o Damião, da parte da Rute estiveram duas amigas dela: a Íris e a Ana e da parte do Bruno veio a irmã, Joana, a prima, Inês e uma amiga, a Rita. Para além disso ainda tivemos um convidado comum: o Tiago que, como foi referido no post anterior, veio fazer uma visita a Praga já em período pós-Erasmus. E já que havia uma cidade para mostrar, sempre que podíamos aproveitávamos para ir todos juntos. Mais umas quantas visitas aos sítios do costume… Visitar os spots habituais, passear pelas mesmas ruas, entrar nas mesmas igrejas, visitar o castelo, atravessar a ponte Carlos vezes sem conta… E entre tantas repetições ouve uma estreia para mim. Depois de 6 meses aqui metido fui finalmente visitar os famosos jardins e palácio de Vyšehrad.

O Damião tinha avião de regresso à Suécia no domingo de Páscoa a partir de Bratislava. Quando fomos tentar comprar o bilhete de autocarro já estava esgotado… Ele decidiu, então, comprar bilhete para o dia anterior e aproveitar o passeio para conhecer Bratislava. Um dia é perfeitamente suficiente, diga-se de passagem… Ora, no sábado lá fui levá-lo ao terminal de autocarros. É sempre bom receber visitas, ainda por cima quando se trata de amigos. O próximo encontro está marcado para Estocolmo ainda com data por definir! ;) O Tiago também foi embora no mesmo dia. O resto da malta só debandou a partir de segunda-feira… E aos poucos a casa foi-se esvaziando e a normalidade rotineira regressou. Ou não! Pois não porque terça-feira era dia de visita ao aeroporto.

Pela informação do painel de chegadas, o avião já tinha aterrado há mais de 40 minutos e nada… Malas perdidas? Passaportes falsos? Não. Apenas as formalidades do costume. É então que começam a aparecer várias pessoas a falar a língua de Cervantes. Ora, era presumível que viessem do voo de Madrid. A atenção redobrou. A cada pessoa que saía da porta a expectativa aumentava… Eis se não quando aparece uma senhora com muito bom aspecto de cabelo aloirado seguida por uma jovem também ela de bom parecer. De seguida vinha um casal muito simpático e uma outra senhora que deixava perceber pela sua beleza subtil o quão graciosa seria nos seus tempos de juventude e, com efeito, continuava a ser! Pois bem, tratava-se da minha famelga. A tia Bebé, a mana Francisca, os tios Daniel e Teté e a senhora minha Mãe. As saudades foram mortas logo ali. Beijos e abraços de perder o fôlego. Outra coisa não seria de esperar…

Fomos directos ao hotel fazer o check-in. Ficava numa zona mesmo central, junto a Naměsti Republiki. Acho que foi um bom negócio. Jantámos por lá perto, deixei-os de novo no hotel e regressei a casa. No dia seguinte passeámos por Můstek e pela Cidade Velha. Fomos almoçar ao famoso restaurante vegetariano que deixa saudades a toda a gente. E eles não foram excepção. Ao fim do dia viemos tomar o chá cá a casa. :) Apresentei-lhes os meus aposentos e tivemos a planear as visitas dos próximos dias.

No dia seguinte continuámos com a passeata. Visitámos uma série de lojas de souvenirs, fomos até à Igreja do Menino Jesus de Praga, passeámos pelo bairro judeu e ao fim da tarde deixei-os na Sinagoga Espanhola para verem um concerto. Ao jantar fiz-me acompanhar pelos meus dois compinchas de habitação e juntámo-nos às visitas.

O dia antes do regresso foi dedicado ao Bairro Pequeno. Começámos pelo castelo e respectiva catedral, descemos até Malostranska Naměsti para visitar a fabulosa Igreja de S. Nicolau e ainda lhes indiquei o caminho para Vyšehrad enquanto fui com a Rute tratar dos presentes para o Bruno que fazia anos no dia seguinte, 29 de Março.

E por falar em anos, o jantar do Bruno foi comemorado no dia anterior já que supostamente iríamos passar o dia de anos dele e o dia seguinte a Karlovy Vary e a Dresden. Ajuntámo-nos com alguma javalagem, pouca mas boa, e comemorámos os aninhos do petiz. Ainda fomos ao Lucerna à típica noite dos anos 80 mas recolhemos cedo. No dia seguinte tinha que acordar às 9h para estar no hotel às 10h e leva-los ao aeroporto.

Foi nesse dia que aconteceu um triste episódio. Ao fazer o check-in a Bebé apercebeu-se que lhe faltava a carteira onde tinha todos os documentos. E sem eles não podia embarcar. Fomos à polícia fazer queixa e deram-nos um documento que permitia viajar directamente para Portugal sem fazer escalas. E como o voo deles fazia escala em Madrid não pode ir nesse. Infelizmente teve que ir no voo da TAP e comprar um bilhete a um preço astronómico... enfim… Parece que ao chegar a Portugal o Daniel também deu conta que lhe faltava o porta-moedas. Coisa nunca antes vista nestes tempos que por cá tenho passado. Eles bem que têm avisos nas portas dos transportes públicos a dizer “beware of pickpockets”! Despedidas feitas à pressa e lá foram de regresso a Portugal.

Entretanto o fim-de-semana que seria passado em Karlovy Vary e Dresden tinha sido cancelado já que o carro que alugámos afinal não tinha sido confirmado. Uma desgraça nunca vem só…

Anónimo disse...

"terça-feira" era dia de visita ao aeroporto". Mais uma surpresa.... O teu género literário continua a surpreender-me. Outra surpresa.... Nunca pensei que conseguisses revisitar o passado através da "beleza subtil" actual.Não há dúvida que ler,apreciar e comunicar nas entrelinhas está a ser uma tua característica muito peculiar. Estás a revelar-te uma tal "CAIXOLA" de surpresas!!!! Aqui vai uma definição de "ARASMOS" -Simplicidade e Confiança-. Concordas?
Aqui vai uma barquinha carregadinha de saudades e muitos, muitos beijos. Vou bater a outra freguesia, porque por cá não se está em "ARASMOS". BBBBBBBEIIIIJOS.

Como não sei a definição correcta de Erasmos, foi a de ARASMOS. Para uma próxima intervenção, inventarei outra definição… Também estou muito RIMADORA.

Anónimo disse...

Aí vai mais uma:
Já agora o autor do "Elogio da Loucura"; o Voltaire Latino e ainda se quiseres um dos precursores da Reforma (Renascimento) não era mais que um ser Humano Holandês do séc. XV, se a memória me não falha. Grande Erasmo de Roterdão.

Tinha escrito aqui uma linda mensagem, só que, como nao conseguia enviá-la per deu-se o texto todo. Já é tarde à manha vou novamente escrever. beijinhos, beijinhos.Continuação de bons "ARASMOS" Bebe

Unknown disse...

li algumas cenas interessantes, mas como já tenho os olhos vermelhos de cansaço, deixo só o comentário sobre a tua última foto:

- que Gato!!..esse olhar!k m'arrepias a espinha!

por falar em vermelho, amanh é derby e desta vez o Benfica ganha!