30 outubro 2007

Fim-de-semana fenomenal

Bom! Parece que a escrita começa a tornar-se regular... Semanalmente cá vai aparecendo um postezito!

Ora, mais uma sexta-feira que passou e mais um dia em que não fui à aula de Checo. É sempre agradável faltar às 3 primeiras aulas... Também já me mentalizei que vou sair daqui a falar menos de checo do que de alemão (coisa que não é fácil)! É que isto é perfeitamente incompreensível. Às vezes soa tipo coreano ou tailandês =)

Tive entrega do meu primeiro mini-teste e por incrível que pareça tirei 18!!! Por outro lado tive hoje, terça-feira, a minha primeira aula de uma disciplina dada por consulta, isto é, tenho uma reunião com o professor e ele explica-me a matéria. O pior é que não é um, mas são dois. Ali os dois a puxarem por mim e ainda por cima cospem-se todos a falar e cheiram a sovaco. Vai ser bonito, vai...

Mas o melhor foi o fim-de-semana fenomenal... Pela primeira vez cruzámos as fronteiras da república em direcção a Cracóvia. Comboio da noite e chegada na sexta-feira de manhã. Embora não tivesse sido a primeira vez que lá fui, pude confirmar a ideia que tinha da existência de belas amostras da espécie Homo Sapiens Sapiens fêmea. É, sem dúvida, a melhor cidade que já conheci no que toca a esse aspecto tão importante.

Ficámos num hostel muito porreiro, exactamente na praça central e por um preço bestial. Tentámos apanhar o autocarro para Auschwitz mas não demos com o dito cujo. "Fica para amanhã" dizia um dos outros dois bacalhaus...

A noite de sexta-feira também ficará na memória: parece que o Saleiro está em Erasmus na Ucrânia. Só não sei se é em Kiev ou Chernobyl... Pelo que me chegou aos ouvidos também acho que passou a dedicar-se à arte de assustar os, ou as, transeuntes! Vá-se lá saber como, em que estado e porquê... Ainda a noite era uma criança e já estávamos a inchar que nem porcos! 27€ de multa para mim e para o Jorge. Só para nós porque o Saleiro estava ao telefone e pôs-se ao fresco - e fez ele muito bem. (Quero fazer aqui um apelo ao Saleiro: "Se me estás a ouvir, quero agradecer a decisão que tomaste em dividir a quantia total da referida coima pelos três." Sim, porque quando se trata com gente meiga e civilizada, é outra coisa...) Mas deixando de palhaçada, o valor pago deveu-se à lei polaca que proíbe o consumo de álcool na via pública. Dizem eles que é public offense... Que bacalhaus!

No outro dia, diziam uns, que íamos a Auschwitz... É porque fomos! A acordar quase de noite... Deu-se as voltas pela cidade que um verdadeiro turista não dispensa e ao final do dia repetiu-se a festa do dia anterior. Foi então que uma voz se levantou e disse: "Vou por o despertador para amanhã ir-mos a Auschwitz."

Mais uma vez chegámos ao hostel de manhã e mais um dia (último) que não acordámos para ir a Auschwitz (compreendo que o caro leitor esteja farto de ler esta palavra, mas prometo ser a última vez).

Voltas finais e ao fim do dia comboio para "casa". Desta vez o comboio ia mais cheio e por isso não deu para ir tão à vontade. O pior é que umas horas depois de chegarmos ia ter aula. E com tudo isto conclui que é uma pena não haver Erasmus da FEUP em Cracóvia. Se houvesse e se soubesse o que sei hoje nem pensava uma vez e meia...

IMAGENS - de cima para baixo:

  • Brasão de Cracóvia
  • Forte onde organizam festas medievais
  • Cara de tonos no claustro do castelo
  • Aqui sim, tono mais tono não há; quarto do hostel
  • Os dois bacalhaus num dos vários jardins que por lá existem
  • A apanhar sol na tromba e ao fundo o castelo
  • Praça central com uma das catedrais (há duas)









E aqui fica este vídeo filmado no comboio a caminho de Cracóvia. Temos potencial!


3 comentários:

Unknown disse...

Multas?!!...cah porra oh zé!!entao nao ofereciam uma broja ao policia?

nao tarda tão nos idolos!..nao percebo é a posição da tua mao esquerda. ´´e para afinação?;)

fotos porreiraças ah!;)..entao akela ah emplastro!:)

Não te esqueças da pasagem de ano!!

Anónimo disse...

Achas que isso são filmagens de jeito?
Cada vez estás pior...

Anónimo disse...

estavas a tirar catotas do nariz pestana? aiai...Grande abraço rapaz..Aproveita a experiencia que deve ser qualquer do outro mundo..Manda um beijinho especial ao neiva, e um carinho fofinho pro saleiro...:)